Batman Vs Superman e Guerra Civil, O Que Achamos Sobre Eles?



Passou, finalmente passou o momento de uma fervorosa discussão sobre a qualidade de ambos os filmes (mas principalmente BVSS), e novamente acabamos entrando em polarizações dos gostos, os que gostaram de um e não do outro, os que gostaram dos dois, os que não gostaram de nenhum. Particularmente aqui no nosso grupo do Blog tivemos uma certa divergência, e isso pq somos em poucos, então aqui digo por mim, pois eu sou o ego que escrevo.



Batman Vs Superman - Esse pra mim foi um dos filmes mais corajosos de heróis, afinal eles tinham os dois heróis mais icônicos dos quadrinhos, ou pelo menos da DC, em um tempo em que filmes de heróis fazem rios de dinheiro, não tinha nada para dar errado, mas "deu". A maior parte do público não gostou do filme, não gostou da CGI (que tinha hora que realmente estava bem PS2), não gostaram da motivação dos personagens, não gostaram do roteiro, não gostaram da personalidade dos heróis.
Vou ser sincero, esse filme me agradou muito, a muito eu queria ver um filme que encarasse os heróis de uma forma mais séria. O Batman lembra muito o Batman que vimos na HQ Cavaleiro das Trevas, mais velho, mais amargurado e principalmente muito mais violento. Do outro lado temos o Superman que não é o bom moço, não é aquele escoteiro que perdurou por anos, ele representa um novo momento, que para mim não cheira e nem fede. Gostei da cena da morte dos pais do Bruce, teve uma sensibilidade tão certa, ai chegamos no roteiro, que para mim tiveram sim alguns furos, mas nada digno do ódio da galera.
O filme construiu muito bem os heróis como antagonistas, eles não se reconhecem no outro, temos várias cenas, como o Batman puxando o pneu e o Superman um navio, a cena que o Batman olha para a roupa do Robin que ele não conseguiu salvar e o Superman salvando uma menina no México, então a todo momento ele cria essa distância dos dois, até chegar na clássica cena da luta onde eles param por causa do nome de suas mães (Essa cena virou piada em toda internet), esse foi o momento em que ele se viu no Superman, foi um momento completamente narcisístico, e faz todo sentido, pois o filme mostra um Batman problemático, que tem seguidos pesadelos com a perda de seus pais.
Para terminar o vilão Lex embora seja meio "malandrão", ele também é bacana no filme, ainda existe uma justificativa de até onde ele chegou, afinal o Lex sempre foi um dos humanos mais inteligentes do universo DC. Não posso deixar de falar da Mulher Maravilha que está incrível no filme, ela rouba a cena, é brilhante o tempo de tela dela.
Pra mim o ponto fraco desse filme foi o Apocalipse, ele ficou sim meio jogado no roteiro e a interação da trindade não é tão fluida, não "enche os olhos".


Guerra Civil - Esse longa da Marvel, não me trouxe surpresas, talvez se eles não tivessem usado como propaganda do filme os "coringas" na manga, mas como eles entregaram muita coisa nos trailers e nos comerciais promocionais, acabou saindo bem o que esperava dele.
Diferente do Batman Vs Superman, esse filme ele ficou na zona de conforto, ele não saiu dessa segurança em nenhum momento.
O filme diverte muito quando estamos no cinema, mas ele tenta reproduzir a "mecânica" dos vingadores, que eles nunca mais conseguiram, eles fazem um filme que deveria ter uma gravidade, mas não tem, e ainda a cereja do bolo são as piadas internas que rolam, elas tem um bom timing, mas não casam com o peso da Guerra Civil.
Mas vamos lá, o filme conta a clássica história em que o universo dos heróis fica dividido entre os que querem que exista um registro para limitar as ações dos seres poderosos, e os que são contra esse registro que atinge diretamente a liberdade de cada um (por cima, mas temos um artigo velho já, vale a pena ler, clique aqui). O filme traz a divisão por causa de um acidente que acaba matando o rei de Wakanda, além de toda a destruição que os vingadores já fizeram, então um documento querendo trazer o registro dos heróis é criado e divide os vingadores, após isso são apenas cenas de ação que no final nos entrega o mesmo grupo de vingadores do final da Era de Ultron.
O problema é que eles eram um grupo de amigos, que passaram por momentos complicados, e ainda sim, eles estarem contra não tem peso, não gera nenhum questionamento bacana, é apenas "estou nesse time" e então vem as piadas, aaaaaaaaaaah as piadas, num timing certo, mas num roteiro errado, para manter o modo Marvel de fazer cinema, tirou completamente a gravidade do filme, por medo de inovar nos entregaram um filme Ok, não é tão engraçado como Os Guardiões das Galáxias e nem sério como o Soldado Invernal (que é bem melhor que esse), mas como alguns filmes da Marvel, é um filme OK.
Mas o ponto que eles erraram feio, erraram rude, sem dúvidas foi o vilão, como eles colocaram um Zé ninguém ser o Zemo? O cara não tem ligação com a Hydra, não é o vilão, é uma pessoa que tem ódio com os heróis e de uma maneira "genial" ele consegue colocar eles em combate com um plano que é completamente furo de roteiro. Os pontos fortes dos filmes são os heróis Pantera Negra e o Homem-Aranha, que estão muito bem feitos e muito bem interpretados.


Considerações Finais - Eles embora sejam distintos em tons, acabam tendo um roteiro que se assemelham em muitos pontos, o principal é o vilão, afinal em ambos os filmes temos um vilão que arquiteta o confronto dos heróis, por não ser fisicamente forte para isso, assim como o Batman e Superman acabam amiguinhos, aquele celular deixado para o Stark também significa isso.
dentre os dois filmes temos um fracasso de bilheteria e um sucesso de bilheteria, um fracasso por nos entregar um filme diferente e um sucesso por ser mais do mesmo.
Pessoalmente eu gostei muito mais do tom de Batman VS Superman, ele foi mais autentico ele teve uma identidade, acredito que a Guerra Civil errou por não se deixar ter uma identidade, afinal os melhores filmes da Marvel são os que tiveram uma identidade bem apresentada.

Mas e você o que pensa sobre os filmes?
Deixe seus comentários para continuarmos conversando do tema.
Compartilhar no Google Plus
    Comentarios
    Blogger Comment

0 comentários :

Postar um comentário